Sindicato vai iniciar eleição de delegados sindicais nos bancos públicos

DATA: 23/08/2017


 

O Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB/RO) vai dar início à escolha dos delegados sindicais que serão os representantes dos empregados nas agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco da Amazônia, em todo o Estado. A eleição acontecerá de 1º a 30 de setembro, dentro das próprias agências dos bancos públicos espalhados no Estado.

 

QUEM É O DELEGADO SINDICAL?

Delegado Sindical é o representante da categoria no local de trabalho. É eleito democraticamente para ser o elo com o Sindicato dos Trabalhadores. É sua função promover a organização dois trabalhadores em sua unidade, com o objetivo de melhorar as condições de vida, salário e trabalho. É seu papel, também, participar ativamente das atividades promovidas pelo sindicato e encaminhar as resoluções aprovadas nos encontros, congressos e fóruns da categoria bancária.

 

ATRIBUIÇÕES

 

* Representar o Sindicato junto aos trabalhadores bancários, assim como representar os trabalhadores bancários em sua unidade junto ao Sindicato;

 

* Participar, apoiar e integrar as iniciativas e lutas dos trabalhadores bancários;

 

* Participar dos eventos e instâncias sindicais, encaminhar decisões dos fóruns e encontros sindicais;

 

* Manter contato permanente com a categoria; discutir e organizar as reivindicações, manifestações, críticas e sugestões para a melhoria das condições de trabalho, encaminhando-as ao Sindicato e aos gestores das respectivas unidades;

 

* Ser o responsável pela distribuição de publicações do Sindicato e dos trabalhadores.

 

GARANTIAS

 

* É assegurada a estabilidade no emprego durante o exercício do mandato;

 

* É irremovível da unidade de trabalho durante o mandato, a menos que seja através de um processo negociado;

 

* Poderá deixar de comparecer ao trabalho para participar de seminários, congressos, encontros ou outra atividade sindical, através de autorização do gestor e não implicando em custo para a empresa, conforme assegurado em Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria.

 

* Poderá promover reuniões com os bancários, segundo acordo prévio com o gestor;

 

* Poderá distribuir publicações do Sindicato e dos trabalhadores.

Fonte: SEEB-RO
Cliques na Notícia: 72

  CONVÊNIOS